O Umbandista
Umbandista são todos aqueles que de uma forma ou de outra gostam e participam dos ritos de Umbanda, não só os médiuns e dirigentes são umbandistas, mas todos os consulentes que também participam dos nossos ritos fazem parte desta grande família. A Umbanda é uma religião aberta a todos, não exigimos exclusividade, por isso vemos católicos, espiritas, evangélicos e etc em nossos ritos, e não tem nada de errado nisso.
Muitos chegam a Umbanda a procura de um milagre, a procura de uma solução de um problema material, amoroso ou profissional, e ao descobrirem que a Umbanda não é um balcão de troca, se decepcionam e nunca mais voltam.
Mas existem aqueles que chagaram e encontraram na Umbanda uma religião que prega o amor, a paz, a igualdade, o respeito, sem preconceito e enxergaram que este é o verdadeiro milagre. Encontraram uma palavra de consolo dos nossos Pais Velhos, um conselho dos nossos Caboclos, uma direção dos nossos Exus e Pomba-giras, um carinho das nossas Crianças, a felicidade dos Ciganos e enfim encontraram o carinho e acolhimento. Esses voltam sempre. E quando não podem participar de uma gira, sentem falta, se você se enxerga nesta situação, você é umbandista! A Umbanda fala em seu coração!
O umbandista é livre, pois a Umbanda não escraviza, a Umbanda liberta.
Ninguém deve ser umbandista por obrigação ou por medo, mesmo aqueles que nasceram médiuns! A Umbanda e todos os nossos guias de Umbanda respeitam o livre arbítrio, eles não punem ninguém, eles não exigem nada em troca, a única coisa que pedem, é o amor a si e ao próximo.
Seja bem-vindo todo aquele que quiser conhecer a Umbanda, e para aqueles que já são umbandistas, não tenha medo de assumir a sua religião perante aos outros, não temos que ter vergonha ou medo do preconceito. A Umbanda é amor!